13/02/2015

Dicas de como ler melhor


Dia desses eu estava conversando com uma colega que disse que não gostava de ler porque dava sono, cansava e etc. Daí resolvi colocar no papel dicas de como ela poderia ler sem cansar tanto, afinal, ler é uma atividade prazerosa e trás muitos conhecimentos. Vamos as dicas!

1.Leia temas que goste
Logo quando eu comecei a gostar de livros fui lendo ficção científica e terror porque eram os gêneros que eu mais gostava, depois fui partindo para outros gêneros e fui  descobrindo gostos diferentes. Não adianta você não gostar de romances e querer ler um romance, você pode até ler o livro inteiro mas a leitura pode não ser prazerosa.

2.Use post-it ou marca páginas
Eu sou extremamente esquecida fico perdida sem saber em que página parei e por isso uso marcadores de páginas e os post-it são muito legais para marcar aquela frase que você gostou tanto ou algo que você achar relevante marcar. Para quem faz resenhas de livros como eu fica mais fácil dar ênfase em pontos crucias dos quais não poderíamos deixar de fora de uma resenha.

3.Leia em lugares calmos
Tem muitas pessoas que não conseguem ler com barulhos se você for assim então procure um lugar mais tranquilo, seu quarto,biblioteca da escola etc. Lembrando que uma boa iluminação ajuda a não ter dores de cabeça por está forçando seus olhos. Eu já acostumei a ler com barulho pois teve um tempo onde eu não tinha tempo pra ler a não ser dentro do ônibus e fui me acostumando.

4.Saiba a hora de parar
Se você está começando sua vida de leitor(a) agora não é muito bom ficar horas lendo pois você pode prejudicar sua visão e ficar extremamente cansado associando leitura a algo ruim. Então leia alguns capítulos e dê uma pausa, tome água, vá ao banheiro. Certo que quando o livro é ótimo a gente não quer parar de ler até acabar e se a leitura está tão boa o melhor a fazer é se jogar e curti as páginas.

Espero que tenham gostado das dicas e caso você tenha alguma dica especial me conte nos comentários e se você se identificou com algo que citei acima deixa sua opinião, beijos!

2 comentários: